Quando sacralizamos os frutos do nosso trabalho tudo se torna bênção."

Pe. Adalmiran
Sua História
 
Sua História

Padre Adalmiran Vasconcelos, tem 39 anos de idade, e é pároco de Nossa Senhora da Conceição, de Farias Brito-CE, desde outubro de 2011. Com onze anos de Ordenação Sacerdotal, Adalmiran que é natural de Juazeiro do Norte tem provocado uma verdadeira transformação na vida religiosa, social, econômica do município de Farias Brito, colocando a paróquia entre as paróquias do brasil, que se destacam por serem paróquias geradoras de desenvolvimento sustentável e regional, com geração de emprego para o município.

O sacerdote implantou um modelo único na Diocese que acaba a cobrança de taxas para os sacramentos; aboliu as modalidades convencionais de bingos e rifas nas festas dos padroeiros, focando na evangelização humano-catequética, onde tem investido no acolhimento e na capacitação dos seus funcionários, e com isso, tem se tornado uma igreja referência no Ceará, no tratamento de pessoas e na adequação de recursos para gerar desenvolvimento em evangelização.

Atualmente Padre Adalmiran conta com uma equipe de 360 líderes voluntários que trabalham na sua paróquia e com seus projetos. São 49 funcionários distribuídos nas instituições que dirige: Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Escola Centro Educacional Face de Cristo e Associação Brasileira de Apoio as Famílias Órfãs.

“Nós conseguimos gerar uma perspectiva de trabalho, no aspecto humano-afetivo, e uma organização de Igreja única na Diocese do Crato, além de uma obra social única no mundo que acolhe família órfãs, principalmente pais que perdem filhos”, explica o sacerdote.

AFAFOR, HOJE ABRAFOR

Fundou há quatro anos, a Afafor (Associação Fariasbritense de Apoio às Famílias Órfãs), nascida da dor de um casal, Jesus e Zulmira Máximo, que perdeu seus três filhos em anos diferentes. Cinco meses antes do terceiro filho, Antonio Máximo Neto, morrer, o jovem que atuava na paróquia, pediu que o Padre Adalmiran cuidasse dos seus pais, caso viesse a acontecesse alguma fatalidade com ele. "Cuide de meus pais e os não deixe órfãos de filhos, ” pediu.

A expressão ficou na mente e no coração do sacerdote a ponto de fazê-lo criar essa obra social única, que tem tomado corpo Brasil a fora ABRAFOR, Associação Brasileira de Apoio as Famílias Órfãs. O projeto tem provocado uma revolução na vida de muitas famílias que são acolhidas pelo projeto.

PADRE ROMEIRO

O Padre Adalmiran, todos os dias, faz o trajeto de Farias à Juazeiro, para atender pais através da internet e do rádio, e no Rancho do Farol, em Juazeiro. Uma base de apoio espiritual. O acolhimento aos pais órfãos de filhos e romeiros também é feito pelo sacerdote junto com seus leigos, no Pontal do Padre Cicero. O local tem mostrado ser um potencial de acolhimento as Romarias, fomentando o Turismo Religioso na cidade.

O Pontal do Padre Cicero, em Farias Brito, é o Porto Seguro a partir da história, em que, o Padre Cicero, em 1904, em visita a localidade faz uma profecia “No dia que a pedra da Batateira rolar, e o Cariri virar mar, este local será o porto onde os navios irão atracar”. A partir das palavras do Patriarca do Nordeste, Padre Adalmiran e os pais órfãos, Jesus e Zulmira Máximo, vem direcionando todos os pais que estão com seus barcos à deriva para encontrar abrigo no Pontal do Padre Cicero. Romeiros e Romeiras, todos os dias vinte de cada mês, se reúnem com Sacerdote no Pontal, onde participam de Missa do Padre Cicero, pagam suas promessas e se encantam com a beleza do lugar.

Como comunicador, apresenta diariamente programas de rádio no Cariri e Centro Sul do estado. O "Farol” pela rádio JUCAS FM 90,9 e o “ terço do Romeiro", na Rádio Tempo FM 101,5 em Juazeiro às 15h, retransmitido pela Rádio Connectcenter, de Aiuaba-Ce. O sacerdote é criador do Rancho do Farol, que fica próximo ao largo do Socorro, em Juazeiro do Norte, uma extensão da ABRAFOR, onde os pais agendam horários e são atendidos pelo sacerdote. A obra ABRAFOR se expande com o apoio do Cardeal do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, que acolhe em sua arquidiocese o trabalho do Padre Adalmiran, no apoio aos pais que perdem seus filhos por conta do narcotráfico. Padre Adalmiran também é parceiro da REDE VIDA na qual colabora para a implantação do sinal digital da emissora no estado do Ceará. O sacerdote apresentou três edições do programa “Caminhos”, que tem como titular Gabriel Chalita.

 
 
 
 

Acompanhe o Padre Adalmiran nas redes sociais

 
Envie um e-mail para
familiasorfas@gmail.com
ou ligue para 88 9 9691-8730 | 88 3544 1226
 

Copyright © 2017 Padre Adalmiran. Todos os direitos reservados.